Uma das maiores polêmicas da atualidade relacionada à tecnologia é a temática da influências dos "jogos violentos" para a educação ou para a formação "psicológica" de uma pessoa!
Devido a enorme divulgação da mídia sobre o assunto, tornou-se um consenso achar que a gama de Jogos que possuem caracterísitcas violentas ou até mesmo anti-sociais são em sua totalidade prejudiciais à formação do caráter de qualquer pessoa!
Até mesmo o Papa ("Que é POP!") declarou em mensagem que "“tendência de desenvolver produtos e jogos de videogame que exaltam a violência e o comportamento anti-social é repulsiva, especialmente quando tais produtos são voltados a crianças”.
Materiais desenvolvidos para qualquer tipo de mídia, seja para internet, jornais, livros etc, possuem certos conteúdos violentos, não é apenas nos jogos que esses conteúdos estão presentes.
Muitos devem lembrar de eventos chocantes como os massacres provocados por atiradores em escolas, universidades, asilos e cinemas, especialmente nos Estados Unidos. Mas o que os estudos feitos pelo serviço secreto americano revelaram foi que apenas 12% desses criminosos tinham o hábito de usar jogos eletrônicos. De fato, o hábito da leitura se mostrou duas vezes maior entre esses atiradores.
Muitos devem lembrar de eventos chocantes como os massacres provocados por atiradores em escolas, universidades, asilos e cinemas, especialmente nos Estados Unidos. Mas o que os estudos feitos pelo serviço secreto americano revelaram foi que apenas 12% desses criminosos tinham o hábito de usar jogos eletrônicos. De fato, o hábito da leitura se mostrou duas vezes maior entre esses atiradores.
Observando o ranking acima com os 10 jogos mais vendidos de todos os tempos, percebemos que diferentes versões do Grand Theft Auto (considerado como um dos games mais violentos da história dos jogos) ocupam a décima e a sétima posições. Por outro lado, todos os outros jogos da lista são considerados não violentos, embora alguns sejam jogos de ação.
Apesar dos pesares, creio que a exposição a jogos violentos predispõe as pessoas a se sentirem perseguidas e a adotarem comportamentos anti-sociais, mas o que as estatísticas americanas apontam é que desde o lançamento da primeira versão do jogo referido como um dos mais violentos da história dos games (Grand Theft Auto) em 1997, o número de incidentes violentos promovidos por jovens entre 12 e 15 anos caiu bastante. Segundo o site da “Revista da Semana”, o índice era de 87,9 eventos violentos para cada mil jovens dessa faixa etária no ano de 1997; em 2004, o número de eventos era de 49,7 em mil. É curioso que o índice de violência venha diminuindo justamente durante a fase de explosão nas vendas de jogos. Isso nos remete a uma outra questão: Estariam os jovens aproveitando esses games como válvula de escape para a sua agressividade?