12/03/2010

A influência dos jogos violentos



Uma das maiores polêmicas da atualidade relacionada à tecnologia é a temática da influências dos "jogos violentos" para a educação ou para a formação "psicológica" de uma pessoa!

Devido a enorme divulgação da mídia sobre o assunto, tornou-se um consenso achar que a gama de Jogos que possuem caracterísitcas violentas ou até mesmo anti-sociais são em sua totalidade prejudiciais à formação do caráter de qualquer pessoa!

Até mesmo o Papa ("Que é POP!") declarou em mensagem que "“tendência de desenvolver produtos e jogos de videogame que exaltam a violência e o comportamento anti-social é repulsiva, especialmente quando tais produtos são voltados a crianças”.

Materiais desenvolvidos para qualquer tipo de mídia, seja para internet, jornais, livros etc, possuem certos conteúdos violentos, não é apenas nos jogos que esses conteúdos estão presentes.
Muitos devem lembrar de eventos chocantes como os massacres provocados por atiradores em escolas, universidades, asilos e cinemas, especialmente nos Estados Unidos. Mas o que os estudos feitos pelo serviço secreto americano revelaram foi que apenas 12% desses criminosos tinham o hábito de usar jogos eletrônicos. De fato, o hábito da leitura se mostrou duas vezes maior entre esses atiradores.

Observando o ranking acima com os 10 jogos mais vendidos de todos os tempos, percebemos que diferentes versões do Grand Theft Auto (considerado como um dos games mais violentos da história dos jogos) ocupam a décima e a sétima posições. Por outro lado, todos os outros jogos da lista são considerados não violentos, embora alguns sejam jogos de ação.

Apesar dos pesares, creio que a exposição a jogos violentos predispõe as pessoas a se sentirem perseguidas e a adotarem comportamentos anti-sociais, mas o que as estatísticas americanas apontam é que desde o lançamento da primeira versão do jogo referido como um dos mais violentos da história dos games (Grand Theft Auto) em 1997, o número de incidentes violentos promovidos por jovens entre 12 e 15 anos caiu bastante. Segundo o site da “Revista da Semana”, o índice era de 87,9 eventos violentos para cada mil jovens dessa faixa etária no ano de 1997; em 2004, o número de eventos era de 49,7 em mil. É curioso que o índice de violência venha diminuindo justamente durante a fase de explosão nas vendas de jogos. Isso nos remete a uma outra questão: Estariam os jovens aproveitando esses games como válvula de escape para a sua agressividade?

Mudanças na sociedade


Estamos vivendo numa época onde o conhecimento e o acesso a informação move a sociedade. Com o avanço tecnológico no setor das telecomunicações e com o advento da internet, servindo como ferramenta para a intensificação da globalização, ocorreram mudanças na economia mundial, na cultura e na estruturação social.

Na economia, é valorizado o profissional especializado, com grande conhecimento técnico. A sociedade está cada vez mais exigente, até porque a informação é acessível de maneira geral, então para ser destaque, a pessoa deverá ter um grau de conhecimento cada vez maior. Isso de certa forma promove a exclusão social devido a "falta de conhecimento"? Perceba que nos dias atuais, ter apenas uma graduação não é suficiente, pois existem muitos graduados por aí. Volte a fita do tempo, e compare a situação de um graduado na década de 60, 70 e 80.

Na cultura também houve certas modificações. Ocorre a valorização ou desvalorização cultural mediante o contato com outra cultura que pode ser considerada superior. É só tomar como exemplo a valorização que o brasileiro dá para a produção cultural norte-americana e européia, desprezando, em muitos casos, a produção cultural que lhe é própria (é só o que se vê ao se reunir com os amigos para assistir um filme: "Filme brasileiro não presta".). Mas observe como a nossa produção cultural é valorizada nos países do norte e europeus! Imagine se não tivéssemos contato com o mundo afora, se fosse apenas o Brasil pelo Brasil. Como seria o nosso comportamento nesse ponto?

Agora, a estrutura social [sim, aquela mesma hierarquia social, familiar, valores éticos] também sofreu mudanças, e continua mudando. A idéia da família moderna, com poucos integrantes, a entrada da mulher no mercado de trabalho e a sua função de sustentadora da casa, as comunidades virtuais servindo como alternativa para as comunidades reais [alternativa, não substituindo!].

O que você acha? quer comentar alguma coisa? Discorda da opinião exposta? Qual é o perfil que uma pessoa deve ter para ser feliz na sociedade da informação?

Bom FDS!

11/03/2010

Sociedade da Informação

Pode ser chamada também de sociedade do conhecimento. Sua origem é no inicio do século XX, juntamente com a globalização. Tal sociedade passa por constantes mudanças e avanços, onde novas tecnologias são de extrema importância para intensificar este processo.

Hoje em dia toda informação é passada de forma instantânea. Há 30 anos seria inimaginável conversamos e vermos alguém do outro lado do planeta por um computador ou até mesmo por um aparelho celular. Com poucas palavras, alguns cliques e um sistema de busca temos informações que talvez jamais sonharíamos ter.

A forma de se comunicar quebrou diversas barreiras. O mundo esta, sem duvidas, vivenciando uma nova revolução, que é chamada por alguns pesquisadores de “Revolução da tecnologia da informação”

08/03/2010

Entretenimento: Oscar 2010

 Avatar era favorito, mas o campeão foi filme da ex-mulher do diretor Cameron.
 
O filme mais caro de todos os tempos(500 milhões de dólares) era favorito na entrega dos prêmios com 9(nove) indicações, incluindo o de melhor filme, mas o campeão da noite foi Guerra ao Terror (The Hurt Locker) da ex-mulher do diretor James Camerom.

O filme (que teve apenas 11 milhões em orçamento) levou seis estatuetas: melhor filme, diretor, direção, roteiro original, montagem, edição de som e mixagem de som.
A diretora Kathryn Bigelow foi a quarta mulher indicada ao prêmio de Direção, mas foi a primeira vencedora.