12/03/2010

Mudanças na sociedade


Estamos vivendo numa época onde o conhecimento e o acesso a informação move a sociedade. Com o avanço tecnológico no setor das telecomunicações e com o advento da internet, servindo como ferramenta para a intensificação da globalização, ocorreram mudanças na economia mundial, na cultura e na estruturação social.

Na economia, é valorizado o profissional especializado, com grande conhecimento técnico. A sociedade está cada vez mais exigente, até porque a informação é acessível de maneira geral, então para ser destaque, a pessoa deverá ter um grau de conhecimento cada vez maior. Isso de certa forma promove a exclusão social devido a "falta de conhecimento"? Perceba que nos dias atuais, ter apenas uma graduação não é suficiente, pois existem muitos graduados por aí. Volte a fita do tempo, e compare a situação de um graduado na década de 60, 70 e 80.

Na cultura também houve certas modificações. Ocorre a valorização ou desvalorização cultural mediante o contato com outra cultura que pode ser considerada superior. É só tomar como exemplo a valorização que o brasileiro dá para a produção cultural norte-americana e européia, desprezando, em muitos casos, a produção cultural que lhe é própria (é só o que se vê ao se reunir com os amigos para assistir um filme: "Filme brasileiro não presta".). Mas observe como a nossa produção cultural é valorizada nos países do norte e europeus! Imagine se não tivéssemos contato com o mundo afora, se fosse apenas o Brasil pelo Brasil. Como seria o nosso comportamento nesse ponto?

Agora, a estrutura social [sim, aquela mesma hierarquia social, familiar, valores éticos] também sofreu mudanças, e continua mudando. A idéia da família moderna, com poucos integrantes, a entrada da mulher no mercado de trabalho e a sua função de sustentadora da casa, as comunidades virtuais servindo como alternativa para as comunidades reais [alternativa, não substituindo!].

O que você acha? quer comentar alguma coisa? Discorda da opinião exposta? Qual é o perfil que uma pessoa deve ter para ser feliz na sociedade da informação?

Bom FDS!

Um comentário:

  1. Na parte em que comenta que o brasileiro não da valor a nossa cultura...
    Acho que isso tem algo haver um pouco com a condição econômica e social do país, a medida que o país for se desenvolvendo e conseguir ter nível parecidos ou pelo menos aceitáveis nesses aspectos, ai sim os brasileiros irão dar mais valor a própria cultura.

    ResponderExcluir