14/05/2010

Cibercidades


Integrar a cidade cidade física com a nova realidade do mundo em rede: a proposta da cibercidade [ou cidade digital] é romper as barreiras que separam o virtual do real, atacando a principal delas: a da exclusão socio-digital.
Com uma visão mais social, diferente do individualismo promovido pelo capitalismo [símbolo da sociedade moderna], a cidade digital quer promover a apropriação social das novas tecnologias.
No texto "O que é Cidade Digital?" de André Lemos, é apresentado uma definição para este termo:
Cidade Digital é aqui um portal com informações gerais e serviços, comunidades virtuais e representação política sobre uma determinada área urbana. ¹
Para isso, há projetos de iniciativa governamental, privados e de sociedade civil que visam criar a representação digital de algum lugar. Mas não é apenas "criar um website representativo". Vai além, como diz o texto:
O Projeto Cidade Digital prevê que o município terá em toda sua área, uma infra-estrutura de telecomunicações e Internet para acesso individual (nas casas, escritório, etc) quanto público (escolas, hospitais, bibliotecas, etc...). disponibilizando à sua população informações e serviços públicos e privados em ambiente virtual. Um dos objetivos do projeto cidade digital é a universalização do acesso à internet na cidade, com tecnologia de ponta e de baixo custo. ²
Parece ser uma boa integrar e universalizar o acesso à internet, com serviços públicos on-line, informações turísticas disponíveis através dos tele-centros e outras infra-estruturas disponíveis pela cidade.
 _______
Fonte:
¹ - http://www.guiadascidadesdigitais.com.br/site/pagina/o-que-cidade-digital
² - http://inclusao.ibict.br/index.php/component/content/826?task=view

Nenhum comentário:

Postar um comentário